ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES:

7 coisas que não deve fazer antes de ir dormir




Dormir é algo essencial para o ser-humano. É durante essas preciosas horas que o nosso organismo recarrega energias e o nosso cérebro "desliga-se" parcialmente para descarregar todo o conteúdo assimilado durante o dia e, em geral, o nosso corpo prepara-se para a batalha do próximo dia.

Mas existem uma série de coisas que podem atrapalhar o nosso sono e, até mesmo, o bom funcionamento do nosso organismo se forem feitas antes de dormir.

Então aqui vão 7 coisas que não devem fazer antes de se deitarem:


1 - Beber café

Esta é fácil, não é? Além de ser saboroso – claro, para quem é fã de um bom café – e beneficiar o organismo, o café deve ser tomado em horas específicas e, de noite, não é uma delas. Quando tomado à noite ele atrapalha o processo natural que deixa o organismo em estado de sonolência e, consequentemente, pode provocar insónias ou uma imensa dificuldade em dormir.


2 - Usar dispositivos eletrónicos

Usar telemóveis, iPads, portáteis ou qualquer outro dispositivo eletrónico, antes de dormir, pode prejudicar o seu sono.

A luz forte proveniente dos ecrãs desses aparelhos provoca um efeito estranho no organismo: interrompe a produção de melatonina, uma das substâncias do corpo humano responsáveis pelo sono. Sem contar que, as distrações da internet farão com que fique desperto até o dia amanhecer, se você não se atentar.

Se, inevitavelmente, tiver que usar esses aparelhos na cama, procure diminuir a intensidade e brilho do ecrã.


3 - Comer chocolate

"Fogo, mas é tão bom!" Pois, mas se quer ter uma boa noite de sono, comer chocolate antes de dormir, é uma péssima ideia.

Assim como o café, o chocolate possui cafeína, principalmente o chocolate amargo. Este tipo de chocolate pode ser muito benéfico para o organismo, mas não em algumas coisas. Para ter uma ideia, uma porção de chocolate ao leite contém cerca de 10 mg de cafeína. Já a mesma porção do chocolate amargo contém 32 mg.

O chocolate também tem uma substância chamada teobromina, outra responsável por grande estímulo do sistema nervoso. Volto a reforçar: para quem quer dormir rápido e bem, fuja do chocolate à noite!


4 - Beber álcool

O álcool, quando entra no sangue, deixa o indivíduo relaxado e sonolento. Mas engana-se quem pensa que se tomar álcool durante a noite, devido às sua qualidade relaxantes, obterá uma boa noite de sono. Muito pelo contrário!

Quando ingere bebidas alcoólicas antes de dormir, além de não deixar o seu corpo descansar durante a noite, você acordará ainda mais exausto do que quando adormeceu. Isso acontece pois, ao adormecer sob o efeito do álcool, o organismo começa a trabalhar para remover a substância do sangue, fazendo o trabalhar mais do que o normal. Além do fato de que o álcool tem o poder de desidratar o corpo.

Resultado: você acordará com uma dor de cabeça monumental no dia seguinte, sede extrema e corpo dolorido – sim, a famosa ressaca! Portanto, “se for dormir, não beba!”.


5 - Ingerir alimentos gordurosos e/ou picantes

Comer alimentos muito gordurosos ou picantes à noite, pouco antes de ir para a cama, também é outra coisa que você deve evitar ao máximo se quiser ter uma boa noite de sono e acordar recomposto no dia seguinte.

O processo digestivo do ser humano só começa após cerca de duas horas do alimento ingerido. E quando a comida é muito pesada (bacon, batata frita, feijoada, alimentos apimentados, por exemplo), o organismo emprega o dobro de esforço e tempo que normalmente empregaria numa digestão normal.

Ao comer este tipo de alimentos de ir dormir, estará a fazer com que o seu organismo trabalhe o dobro ao invés de descansar. Caso sinta fome durante a noite e queira comer algo, opte por comidas e bebidas leves, como frutas ou um copo de leite.


6 - Fumar

O ato de fumar é outro grande vilão contra o ‘bom sono’. Os males que o tabaquismo tem para nossa saúde são incontáveis, mas o que muita gente não sabe é que o cigarro também pode atrapalhar, e muito, o sono.

Muitas pessoas fumam antes de dormir, pois acreditam que o cigarro pode deixá-las mais relaxadas e fazê-las adormecer mais rápido. Grande engano! O cigarro possui nicotina, uma substância que age como um grande estimulante sobre o sistema nervoso.

Quanto mais cigarros você fumar antes de dormir, menos sono terá.


7 - Tomar bebidas gasificadas

Pode ser muito saboroso e até viciante, mas as bebidas com gás são, definitivamente, bebidas para não se tomar antes de dormir.

A bebida contém uma alta quantidade de açúcar, cafeína e uma série de conservantes que são altamente prejudiciais para o organismo humano. Para o sono então, nem se fala! Ele age como um poderosíssimo estimulante e, caso seja ingerido cerca de duas horas antes de dormir, terá um efeito "bomba" no cérebro e no corpo do indivíduo, o que fará com que o mesmo leve muito tempo até pegar no sono.





Partilha no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário